quarta-feira, 27 de junho de 2012

Espetáculos de Dança da Universidade Federal de Viçosa encantaram imensa platéia


Espetáculos de Dança da Universidade Federal de Viçosa encantaram imensa platéia

O programa “Educação para as Artes”, por meio de projetos que articulam ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Viçosa/UFV, apresentou três espetáculos nos dias 21 e 23 de junho que encantaram as mais de duas mil pessoas que os prestigiaram.
Os dois primeiros espetáculos, Ladrilho, Ladrilhando e Brincando VIII, Matutino e Vespertino, levaram ao palco 200 crianças de escolas públicas viçosenses que por meio da dança expressaram poéticas corporais sobre o diálogo entre Arte e Meio Ambiente. Vários grupos e artistas convidados abrilhantaram as duas apresentações, que foram bastante elogiadas pelos presentes, dentre eles, o professor Vicente Lélis, Pró-Reitor de Ensino da UFV, e Ana Lúcia Oliveira, Secretária Municipal de Educação de Viçosa.  Já no sábado, 23 de junho, foi apresentado o espetáculo de Dança Contemporânea Mosaico IV com as obras “Pele”  e “Dua”.
 A primeira obra, “Pele”, chamou a atenção pelo cenário em movimento: inúmeras pecas de figurino que eram de inicio cenário, transformaram-se em elementos cênicos pelos intérprete-criadores.  O público foi particularmente surpreendido pelos vários solos que revelaram o potencial artístico de cada uma das dançarinas para tratar da temática sobre pessoas com diferentes repertórios corporais encenando o “superordinário”.  Para a professora da UFV, Fátima Silva, “o espetáculo foi maravilhoso e me fez ter varias idéias; despertou minha própria criatividade como membro da platéia.”
 A segunda obra, “Dua”, tratou dos conflitos internos, dos momentos de escolha e de dualidade que nos dilaceram interiormente. 
 A professora Alba Vieira, orientadora do projeto, evindenciou dois momentos de interação com o público, fazendo com que este se tornasse sujeito ativo na obra: quando os dançarinos de “Dua” desceram do palco e entregaram pinceis para que membros da plateia pudessem colorir a pele e o figurino dos artistas, e o momento de diálogo entre artistas, diretores e o público – como já aconteceu em vários outros espetáculos do programa “Educação para as Artes”.  Esta conversa foi o momento de “desmontagem” do espetáculo e comentar sobre o processo colaborativo que gerou as obras assistidas. 
O publico demonstrou o quanto apreciaram  os três  espetáculos com efusivos aplausos; já os intérpretes ofereceram flores como forma de agradecimento à professora Alba Vieira (diretora geral) e a discente do Curso de Dança Amanda Aguilar (diretora artística) pela iniciativa e desenvolvimento do projeto artístico. Os intérpretes foram Dienefer Avelino, Juliana Corrêa, Laura Braz, Maria Santana, Bruna Gomes, Graciele Galdino, Juliana Cancio, Mayara Wermelinger, Tiago Candido e Thati Alves.
 As diretoras artísticas do espetáculo Ladrilho, Ladrilhando e Brincando VIII foram: Ana Lidia Martiniano, Aline Dutra, Edilaine Rosado, Lívia Metzker, Mariana alvarenga e Rafaela Oliveira.
 A realização é do programa “Educação para as Artes”, com apoio da Funarbe, Secretaria Municipal de Educação, CAPES-PIBID, Secretaria Municipal de Cultura e CNPq. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário