terça-feira, 24 de maio de 2011

Programa do Curso de Dança engloba arte, cultura e educação

Neste ano, o programa "Educação em Artes" envolve três escolas públicas viçosenses: Anita Chequer, Dona Nanete e Maria José Santana. Os estudantes que participantes dos projetos além de assistir espetáculos nos teatros da UFV e em outros locais, irão se apresentar como dançarinos na Mostra “Ladrilho, Ladrilhando e Brincando”, que ocorrerá no dia 14 do próximo mês, no Espaço Fernando Sabino.

Confira o depoimento de uma das bolsita do projeto: Daiane dos Santos
Audio Daiane dos Santos by Camila Caetano

Ensaio de coreografia na Escola Maria José Santana

Apresentação de balé na Escola Anita Chequer
                           


O programa “Educação em Artes” vem sendo desenvolvido desde 2008 por professoras e alunos do Departamento de Artes e Humanidades e do Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa e articula projetos de: pesquisa, “Alfabetismo em dança” (apoio CNPq e FAPEMIG); ensino, “‘Artistando’ o ensinar: teias entre a educação, arte, dança e escola” (apoio PIBID/CAPES); e extensão, “LudiDança” (apoio PIBEX/PEC/UFV) e “Arte, Dança e Democratização de Acesso a Bens Culturais Imateriais” (apoio PROCULTURA/PEC/UFV). 

Até o momento, mais de 5.000 estudantes, bem como seus pais e professores já participaram do projeto que atende instituições de ensino formal públicas e filantrópicas de Viçosa. Segundo a coordenadora do programa, professora Alba Pedreira Vieira, o objetivo é investigar e propor estratégias para se ampliar e transformar a construção do conhecimento em arte, especialmente em dança, democratizar o acesso à arte de qualidade, e a formação de público.

Dentre as atividades desenvolvidas, há oficinas semanais com os estudantes, com os professores e demais funcionários das escolas, e oficinas esporádicas com os pais. São feitas apresentações de dança nas escolas por bailarinos convidados que apresentam diversos vocabulários artísticos, como: balé, flamenco, dança contemporânea, dança de salão e outros.

A cada semestre é também montado um espetáculo por alunos do Curso de Dança em que estudantes das escolas participantes são levados a assisti-lo no teatro da UFV, bem como o espetáculo circula em várias escolas viçosenses. A equipe do programa atua sob a coordenação da professora Alba Pedreira Vieira, e conta também com três bolsistas do Curso de graduação em Dança da UFV: Daiane Gomes dos Santos, Fernanda Bastos e Thais Kraus Renda, além de vários voluntários dos Cursos de Dança e de Comunicação Social.


Aulas desenvolvidas na Escola Maria José Santana



O programa tem parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Viçosa, conta com patrocínio cultural da Funarbe, Supermercado Modelo, e os seguintes apoios: Laboratório de Vestuário Industrial (LVI), Supermercado Amantino, Auto-Escola Rogério, Copiadora Precisão e Number One. 

11 comentários:

  1. Este trabalho é muito lindo! Tenho a honra de dizer que já participei, e que foi um ano de muito aprendizado!!!! Se Deus quiser, quando eu voltar, estarei em contato e trocas com o projeto.
    Força meninas!!!

    ResponderExcluir
  2. Alguns emails que temos recebido comentando sobre o projeto:

    "Quanta coisa boa vocês estão fazendo. Isso é uma beleza para a nossa área.

    PARABÉNS para o curso e para Alba, em especial, pelo projeto.

    Forte abraço pra vocês."

    Helena Katz
    katz@ced.pro.br

    ResponderExcluir
  3. Recebi o material do projeto (DVD e encarte) ontem e fiquei MUITO FELIZ. PARABENS PELO TRABALHO, PELA INICIATIVA. Vou utilizar o material nas minhas aulas. abç, Silvana

    --
    Silvana Vilodre Goellner
    ESEF-UFRGS
    Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo
    http://www.esef.ufrgs.br/ceme/grecco/index.htm

    ResponderExcluir
  4. Agradeço muito o envio do material relativo ao projeto "Educação em Artes"!
    Acabo de ler o encarte e assistir ao DVD, e muito admirei o trabalho realizado. Parabéns!
    Também quero dizer que esse material ter chegado hoje foi uma muito feliz coincidência, pois estou concluindo um artigo para o Encontro da Anda, tratando da necessidade de os cursos de Dança do país se conectarem com as propostas de Boaventura para a Universidade no século XXI, e o lugar da extensão, vista de forma não distorcida, bem como a ampliação do diálogo com a escola pública são dois dos aspectos importantes a considerar na reforma que o sociólogo português propõe. Vou citar o projeto de vocês como uma das experiências que não podemos desperdiçar, e cujos frutos o trabalho em rede (outra ferramenta realçada por Boaventura) entre os cursos do Brasil pode tentar difundir e fortalecer, para que outras experiências como essas sejam realizadas.
    Em breve, enviaremos uma resposta formal do Departamento e do Curso de Dança ao envio dos DVDs e encartes para nosso corpo docente, mas queria desde já agradecer-lhe e expor minha adimiração por essa iniciativa. Que venham outras!

    Forte abraço!
    Roberta

    Roberta Ramos Marques
    Profa.Dra. Licenciatura em Dança / UFPE
    Chefe do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística / UFPE
    Coordenação do Acervo RecorDança
    f.fax: 00 55 21 81 21268309
    www.recordanca.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho. no nosso pais isso é sempre um triunfo.

    abraço

    Profa. Dra. Ivani Santana

    grupo de pesquisa poéticas tecnológicas www.poeticatecnologica.ufba.br

    M.A.P.A. D2 www.mapad2.ufba.br

    programa de pós graduação em artes cênicas/UFBA www.ppgac.tea.ufba.br

    instituto de humanidades, artes e ciências prof. milton santos/UFBA www.ihac.ufba.br

    ResponderExcluir
  6. Belo Horizonte, 26/05/2011

    Prezado(a) Pesquisador(a) ALBA PEDREIRA VIEIRA

    Comunicamos a V.Sa que a Comissão analisou e aprovou os resultados apresentados no projeto emitindo o seguinte parecer:

    “Trata-se de um projeto de excelência usando a estratégia da pesquisa-ação, voltado para a educação estética. O projeto resultou em um
    número de produtos que ultrapassa aquilo que foi proposto inicialmente, contendo publicações internacionais. Os textos tratam do
    assunto com uma abordagem que destaca a complexidade do tema, utilizando um bibliografia ampla e profunda. Por fim, a
    pesquisadora aparenta ter grande capacidade de organização de grupos de trabalho, fato que fica evidente no envolvimento dos
    integrantes da equipe.”.

    Aproveitamos a oportunidade para agradecer a importante contribuição de V.Sa. para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e
    Inovação no Estado de Minas Gerais.


    Atenciosamente,


    GLAUCIANE PIEDADE RODRIGUES DE SÁ
    Departamento de Avaliação - DAV
    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

    ResponderExcluir
  7. Prezada Alba,

    Recebi e assisti com carinho o DVD do projeto "Educação para as Artes".
    É de suma importância o papel da dança e com certeza da arte na educação, pois ela propicia de imediato as relações humanas, amplia o conhecimento e o contato consigo próprio.
    Se em cada universidade pública (o que para mim deveria ser uma obrigação) os alunos em graduação ou em licenciatura se comprometessem a divulgar, a semear e oferecer a sua especialidade (no caso aqui a dança) de forma voluntária e com a intenção de ajudar a nossa sociedade tão precaria e mal informada, com certeza estaremos mudando o nosso perfil cultural tão passivo e omisso.
    A experiência basta! ou melhor, vincula outros saberes e possibilita amplia-los.
    E assim deve continuar...Um projeto deve sempre continuar para poder amadurecer e realizar-se plenamente.

    Desejo a todos a persitência no árduo caminho para ensinar e construir sujeitos mais livres e participativos!

    Atenciosamente

    Letícia Pereira Teixeira (Docente da Faculdade Angel Vianna nas cadeiras de Expressão Coporal e Improvisação como coordenadora da Pós de Metodologia Angel Vianna).

    ResponderExcluir
  8. Estimada Profª Alba,

    Muito obrigada pelo envio do DVD “Educação para as Artes: Análise do impacto de projectos de interface entre pesquisa e extensão que focam na sensibilização estética ou no apreciar da dança pelo público”.

    Parabéns!

    Parece ser um Projecto muito importante e, seguramente é muito válido o documento enviado. O DVD destaca de forma simples e muito eficaz, o papel que deve ter a Arte em geral e, a Dança em particular, na formação do cidadão.

    Tenho mesmo intenção de divulgá-lo na minha aula de “Fundamentos de Intervenção em Dança” (/Pedagogia da Dança), como inspirador para a promoção e implementação da dança na vida da criança e jovem adulto. Aliás, é mesmo interessante pois, para esta disciplina, os alunos têm (apenas ainda no papel) de apresentar a proposta de um Projecto para o desenvolvimento da Dança, num contexto da sua escolha e para o escalão etário que preferirem.

    Este é de facto um assunto que muito nos interessa: a extensão universitária enquanto pesquisa, no que à dança para a formação integral do indivíduo enquanto singular e, enquanto membro integrado e participante no social.

    Com saudações dançadas me despeço, segura que continuaremos a manter contacto, pela paixão que sinto, ambas teremos pela dança: uma forma de estar, sentir, viver!

    Bem Haja!

    Até breve

    Elisabete Monteiro
    Professora da Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

    ResponderExcluir
  9. Ilma.Sra
    Prof. Dra. Alba Pedreira Vieira
    M/D Departamento de Artes e Humanidades
    UFV - Viçosa - MG

    Prezada Colega

    Por meio deste comunico o recebimento do material em DVD enviado por este Departamento endereçado a este docente.
    Agradeço a gentileza e cumprimento-os pela iniciativa de compartilhamento bem como pelo feito na realização do projeto.
    Quanto mais experiências como estas (de produção e de compartilhamento) acontecerem no universo acadêmico, tanto mais consolidar-se-á uma universidade de qualidade.
    Este email é um registro de agradecimento pela
    nobre iniciativa.
    Com o desejo de que seja um entre muitos que futuramente virão deste centro produtor de arte, despeço-me, aproveitando
    a ocasião para enviar minhas cordiais saudações.

    Atenciosamente

    Prof Adj Clezio Gonçalves
    DEFI-UFRGS
    Dr Educação e Neurociências

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvida trabalhar em um projeto deste caráter não é nada fácil, as tarefas são inúmeras e quando pensamos que algo chegou ao fim é apenas um sinal de que tudo está apenas começando....Assim, força, determinação, trabalho em equipe, confiança são ações de suma importância para se obter um bom trabalho...Realmente não sei dizer o quanto tenho aprendido com este projeto..apenas sei que são inúmeras as experiências...e sei também que a cada dia acredito cada vez mais no grande trabalho que é desenvolvido e agradeço por ter a oportunidade de compartilhar um pouco daquilo que sei fazer e levar algo prazeroso as crianças, pois sei o quanto é significativo para eles a aula de Dança!!!

    ResponderExcluir